sexta-feira, 18 de julho de 2008

"A inclusão só é verdadeira quando as pessoas aprendem a lidar com suas próprias limitações."

O mundo é naturalmente e por mais que a idéia da inclusão esteja presente, ainda não conseguimos aderi-la totalmente. As diferenças fazem parte da realidade, são as semelhanças e as diferenças que constroem a identidade.
A grande dúvida é como nos relacionarmos com as diferenças? Existem duas opções, ignorarmos ou aceitarmos. Uma forma interessante é aprender a respeitar, pois quando passa a existir o respeito indiretamente somos desafiados a encontrar meios de incluir. Incluir não significa apenas aceitar essas crianças na escola, mas sim adequar as escolas para aceitá-las e fazer com que se sintam parte dela, dando diferentes recursos para que isso aconteça.
O mais interessante é que devemos estar conscientes de que quando nos relacionamos a diferença está representada em nós por uma “superioridade” absurda e inexistente. É preciso fazer com que as crianças que apresentam algum tipo de deficiência se sinta parte e todo ao mesmo tempo.
É necessário assumirmos os nossos preconceitos(raças, religiões, deficiências, entre outros), para que assim possamos assumir uma formação que promova uma educação inclusiva.

Este vídeo do Youtube é um exemplo de exclusão racial que também deve ser extinta de nossa sociedade.

http://br.youtube.com/watch?v=EHk1LxEbK7Y&feature=related

Amanda e Thaís

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Parabéns!!!
Continuem postando com seriedade suas experiências!!!
Busquem conhecer outros blogs sobre educação e manter contato!!!
Um grande abraço, Liliana.

Didática do saber viver disse...

"... onde houver o desafio do rapaz ou da moça em crescimento,que haja um adulto para aceitar o desafio" (Winnicott).


Parabéns Amanda e Thaís o blog está muito interessante!

;*

Didatica na Prática Pedagógica disse...

O blog de vocês está mostrando bem a realidade pedagógica atual!

CONTINUEM SE ESFORÇANDO!

BJUX

pratica de ensino disse...

Com certeza tivemos muitas etapas difíceis nesses três anos, ninguém disse que seria fácil mais ao logo do tempo descobrimos que as maiores manifestações de carinho e de gratidão vem após um longo e árduo trabalho. Estou muito feliz em ter vocês como companheiras de curso! Parabéns pelo blog e pelas lindas fotos...vocês relataram muito bem o nosso cotidiano!