segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Avaliação sob a perspectiva de Macedo

A única forma de averiguar se o conhecimento foi absorvido de forma correta é avaliar. Existem várias formas de avaliar, que devem ser analisadas para que se tornem mais condizentes com a realidade da escola em que se atua.

Através dela é possível antecipar, corrigir melhorando assim a prática docente. Tendo por base a proposta de Lino de Macedo, é possível avaliar também indiretamente e a longo prazo, o que não requer uma nota imediata.

Uma nota baixa deve ser encarada como ponte para fazer associações de momentos e ações que podem levar a esse insucesso. A forma como o conteúdo foi ministrado, a organização da prova, a formulação das questões ou ate mesmo problemas pessoais, emocionais e psicológicos, que tem parcela significativa, pois pode gerar um bloqueio, ou seja, mesmo que o aluno saiba a matéria ele se sente inseguro.

Uma forma interessante de avaliar, dentre mais de cinco formas, seria ORIENTAR, pois valoriza a perspectiva construtivista, onde o professor faz a mediação do aluno entre o conhecimento. O professor avalia e ensina ao mesmo tempo (Lino Macedo - 2005) fazendo com que exista uma comparação entre o processo antes e depois da transmissão do conhecimento.

Construir e valorizar o que queremos é fundamental, e a avaliação regula e ajuda a organizar aquilo que queremos de forma universal. Apesar de criticas ela é, ainda, a melhor forma de verificar e concertar, cabendo aos professores torna - lá menos agressiva, assim os alunos terão um rendimento melhor, por se sentirem mais a vontade.

Este vídeo retrata a avaliaçãoem seus diferços aspectos. Nele é possivel perceber que cada aluno tem seu tempo, e que a aprendizagem se diferencia de aluno para aluno. Como futuras educadoras devemos estar atentas para criar entre o aluno e a avaliação um clima de calma, onde o medo e a insegurança não façam parte desse processo.

http://br.youtube.com/watch?v=6rHvpwKOpQg

bjOs
Amanda Dantier e Thaís Assis